• Luísa Valentini e Breno Longhi

Canja, Cafuné e Cobertor: Mixtape + Receita Veggie


Tá, eu adoro frio. Adoro mesmo. Tipo ficar andando meio pelado em casa só pra ficar com os pés gelados e ter o prazer de entrar debaixo do cobertor. Tipo tomar mais sorvete só pra temperatura interior ficar parecida com a exterior.

No inverno eu fico mais apaixonado, mais feliz, mais produtivo e acabo sempre inventando uma trilha sonora diferente pra me acompanhar pelos dias de canja, cafuné e cobertor. Pra acessar a trilha é só clicar na foto do gatinho e ir direto pra página do Esquisito Rádio Clube no mixcloud. E como o frio além de tudo me deixa gregário, aproveitei pra convidar minha quase prima e mestra cuca Luísa Valentini (do Cozinhando Ideias) pra compartilhar com a gente uma receita maravilhosa de canja vegetariana, acrescida de um texto quase tão saboroso quanto a sopa <3 <3 <3

Diga aí, Luísa:

Uma coisa que faz falta na vida de vegetariano brasileiro é canja. Quando a gripe está vindo, quando você chega em casa daquele puta frio, quando a gente está tristinho, pra rebater a ressaca, pra curtir um amorzinho vendo um filme. Então, só que como a imensa maioria de pratos não inteiramente constituídos de carne, o grande lance da canja não é - lamento informar - o frango, mas uma combinação de temperos e outros ingredientes. Agora, claro que sabendo disso você faz uma canja de galinha bem melhor, porque deixa de ser preguiçoso e vai prestar atenção no resto da receita. Então lá vai a minha receita de canja pra acompanhar a playlist do Breno e aquecer o coração sempre que necessário.

Para uns 3 litros de canja:

½ cebola roxa

2 dentes de alho

1 folha de louro

1 mandioquinha (uma grande ou duas pequenas)

1 cenoura (média ou grande)

1 tomate

3 folhas de brócoli ou uma folha de couve picada

¾ xíc de arroz

½ xíc de fubá

2 colheres de missô

temperos herbais: manjericão, salsa, coentro… o que preferir

pimenta a gosto

1 ou 2 cogumelos (o que vc preferir, eu usei shiitake)

Preparo:

Esquente água à parte numa chaleira.

Pique os temperos e legumes e cogumelos (exceto, claro, a folha de louro) e reserve.

Cubra o fundo da panela da sopa com óleo, coloque o alho e a cebola picados, e aqueça em fogo médio para eles dourarem. Ponha sal nesses temperos e baixe o fogo. Quando começarem a dourar, acrescente a cenoura, a mandioquinha e o arroz, e deixe dar uma boa tostadinha, mexendo sempre (se quiser usar a galinha, é aqui que ela entra). Coloque a folha de louro e pelo menos umas quatro xícaras de água. Deixe cozinhar em fogo baixo uns cinco minutos.

Ponha o fubá numa cumbuca ou copo, acrescente água fria até cobrir, e dilua bem com uma colher. Acrescente à sopa aos pouquinhos, mexendo sempre. Acrescente o tomate picado. Salgue um pouco mais. Coloque um pouco mais de água quente (queremos água suficiente para não virar um arroz com fubá, e sim uma canja, mas não tanta água que fique rala a canja, então é bom ir aos poucos). Mexa um minuto e a cada cinco minutos mexa um pouco. Quando o arroz estiver cozido e grandão (arroz de canja!), coloque o missô diluído em um pouco de água fria, os cogumelos picados e folhas picados, e os temperos herbais (o missô vai dar um cheirinho de pão, e de fermentado, que também dá para obter de um vinho branco). A pimenta é bom colocar um pouco antes de comer para não ficar forte demais, porque é pra ficar quentinho e aguçar o paladar, não para ser uma tortura. Deixe um minuto e desligue para eles cozinharem no calor da própria sopa, que tem que ficar alaranjadinha. Acerte a quantidade de água e o sal. Sirva. Vai bem com uma cachacinha.

E pra quem ficou curioso, os ingredientes da mixtape são:

1- Núria Graham - Dark Past (2015)

2- Andrew Bird - Are You Serious (2016)

3- Samantha Crain - For the Miner (2013)

4- Camelia Jordana - Colonel Chagrai (2014)

5- Natalie Prass - Bird of Prey (2015)

6- Boogarins - San Lorenzo (2015)

7- Ryley Walker - Sweet Satisfaction (2015)

8- Kurt Vile - Stand Inside (2015)

9- Stranded Horse - My Name Is Carnival (2016)

10- Jessica Pratt - Bushel Hyde (2012)

11- José Gonzalez - Afterglow (2015)

12- Michael Kiwanuka - Worry Walks Beside Me (2012)


31 views