Acauam Oliveira

 

Acauam Oliveira é professor de Literatura da Universidade de Pernambuco, encontrando-se atualmente foragido no agreste pernambucano, com objetivo secreto de produzir o novo Salvador da Pátria – para tanto, precisa definir-se de uma vez por todas como hétero. Fez mestrado na Universidade de São Paulo, onde pesquisou a obra de Murilo Rubião, contista mineiro relativamente pouco conhecido do grande público. Ninguém leu sua dissertação.

 

Deprimido e com sede de nomeada, decidiu abandonar a literatura no doutorado, pesquisando a produção artística dos Racionais MC’s, o mais famoso grupo de rap do Brasil. Surpreendentemente, menos pessoas ainda leram sua tese. É editor e mentor intelectual do CHIC Pop desde 2014, e esse não é o maior de seus pecados. No final dos anos 1990, foi tecladista do glorioso grupo de pagode Sob Medida, o mais importante da sua cidade.

 

Foi quando descobriu, frustrado, que ser tecladista de banda implica em amargar o grau mais baixo de investimento libidinal das fãs. Deprimido, abandonou também a carreira musical e se dedicou a fazer crítica cultural amarga. Ainda hoje acredita piamente que todo artista é um crítico frustrado. São Paulino, pagodeiro e sofredor, para ele o verdadeiro rock n’ roll morreu em 1940, pouco antes de nascer.

 

Cético demais para não acreditar em Deus, supersticioso demais para não pensar que o Universo é uma grande piada sem sentido e que, no fim das contas, Drummond, Machado de Assis e o Coringa é que estão certos. Publicou textos em diversos sites, revistas e jornais que contam muito pouco para o Lattes, entrando em diversas polêmicas que renderam boas inimizades, cultivadas com todo amor. Acredita sem muita convicção que é de esquerda, embora seus verdadeiros amigos saibam a verdade.

 

A revolução irá começar a partir de um evento no Facebook. E vai ser uma bosta.

 

Contato para os crushs: acauam@gmail.com

Confira aqui os textos do Acauam.

Breno LongHI

Breno Longhi é tradutor jornalístico e trabalha para a imprensa internacional. Parece chic, mas paga mal. Formou-se em Letras pela Universidade de São Paulo, em Estudos Latino-Americanos pela Universidade Livre de Berlim e seu caminho parecia certo até abandonar meio raivoso a carreira acadêmica e virar editor do Chic Pop.

Mudou-se da metrópole e foi parar na Zona da Mata Mineira, onde fez muitos amigos e se tornou uma sub-celebridade local que teria um futuro promissor na política, se não fosse anarquista.

Em 2015 estreou o Esquisito Rádio Clube pela Rádio Universitária FM 100,7, chacoalhando quadris e preconceitos com sons estranhíssimos e dançantes dos quatro cantos do planeta - jazz etíope, rock iugoslavo, funk polonês, aquela história - que vai ao ar todas as segundas-feiras às 20h. Dá pra ouvir ao vivo aqui e as gravações acolá. Atualmente, é produtor de vários programas e podcasts, com destaque pro Mãe África, o único programa da rádio brasileira dedicado à música africana contemporânea e apresentado por africanos, e o Noche Latina, com sons e histórias incríveis da América Latina e adjacências.

Em julho de 2017 virou uma espécie de Jô Soares da TV pública mineira, produzindo e apresentando o Esquisito na TV Viçosa e pelo YouTube, com artistas e compositores da novíssima cena da MPB Neo-Indie. O Acauam, por sinal, nunca perde um programa.

Nesses anos de estrada, inventou de fazer bicos estranhos. Já foi cinegrafista da máfia chinesa (é sério), trocador de modelos em desfiles, faz bonecos de massinha, fez o design deste blog e agora é a voz oficial do Doce de Leite Viçosa, o melhor do Brasil. E ele repete isso muitas vezes porque está tentando descolar um patrocínio pro programa, sabem como é! $$$

Se você quer aparecer na TV com a sua banda ou demonstrar todo o seu amor por homens gordos, peludos e carecas, escreva: brenolonghi@gmail.com

Ou, então, confira as Mixtapes do Breno aqui.

Escreva Pra Gente

  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon

(31) 98288-6666