No Oscar 2019, pelo menos quatro dos oito títulos indicados para o prêmio de melhor filme tratavam diretamente de questões relacionados a aspectos raciais, confirmando a tendência cada vez mais pronunciada de Hollywood de focar em questões ligadas a pautas de identitar...

February 20, 2019

No ano passado acompanhei um debate muito peculiar pelo twitter, sobre o filme “O diabo veste Prada”, clássico da sessão da tarde dos anos 2000 com Meryl Streep (muitíssimo bem no papel, pra variar) e Anne Hathaway. Um rapaz escreveu, em tom de brincadeira, que o filme...

March 12, 2018

A Confesso que assisti ao Pantera Negra sem muito entusiasmo, em parte por ter me decepcionado com Mulher Maravilha, muito elogiado como um filmaço, e ainda por cima feminista. Além de chatíssimo, arrastado (a DC não está conseguindo acertar uma depois do Batman do Nol...

March 7, 2018

Um artigo recente sobre o filme do Pantera Negra, afirma que, entre outras coisas: “Wakanda era uma nação xenofóbica, isolacionista, guiada por um monarca elitista, cujo foco era manter seu próprio estado étnico. Dessa forma, T’Challa e o povo de Wakanda são vilões par...

October 23, 2017

O filme de José Padilha mirou para um lado, e acertou em cheio outro, muito mais revelador. E a intelectualidade de esquerda recuou em peso, horrorizada. Como em julho de 2013.

Uma das qualidades das grandes obras artísticas e intelectuais é dar forma e visibilidade a c...

February 7, 2017

La La Land foi indicado para cerca de trezentos Oscars e deve ser responsável por uma avalanche insuportável de musicais bem piores do que ele. Diante do filme, talvez o primeiro impulso (viciado, é bom que se diga) seja reconhecer um processo ideológico clássico de "f...

January 27, 2017

Assisti ontem ao Easy Rider, de Denis Hooper (Sem Destino, 1969), clássico da geração hippie. É bonito de se ver, sobretudo quando se pensa na beleza comovente das utopias que se foram. Mas além dessa nostalgia pelo tempo perdido, o filme também interessa na medida em...

October 26, 2016

A comparação entre os dois modelos de projeção do futuro permite reconhecer algo do que foi perdido em nossa capacidade de imaginação utópica. A imagem “revolucionária” de Jogos Vorazes revela, de fato, o quanto estamos cada vez mais limitados a um horizonte de expecta...

August 4, 2016

The Babadook (2014): ******

Uma grata surpresa em meio a tantos filmes de terror pavorosos (no mal sentido), o filme de estreia da diretora (e roteirista) Jennifer Kurt acerta em cheio ao utilizar o gênero como linguagem para tratar de um dos temas mais delicados do uni...

May 19, 2016

 

Nos últimos três anos ao menos dois filmes impulsionaram seus cartazes à base de polêmicas publicitárias. “Ninfomaníaca” de Lars Von Trier e o recente “LOVE 3D” de Gaspar Noé trouxeram o sexo como núcleo de supostas tensões morais presentes em seus filmes. O problema,...

Older Posts >

Please reload